"o Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-se uno com o Universo." Morihei Ueshiba

Aikido

O Aikido é uma arte marcial de origem Japonesa desenvolvida na primeira metade do século XX por Morihei Ueshiba, também denominado pelos praticantes como O-sensei ("O grande professor"). Aikido pode ser traduzido com "caminho da harmonia" e seu intuito é possibilitar que seu praticante se integre consigo mesmo, com seus pares, com o ambiente e finalmente com o Universo. Desta forma, não existirão inimigos, pois todos seremos parte de algo maior e assim encontraremos a paz interior. 

Suas técnicas são baseadas na movimentação da espada japonesa e em movimento circulares ou espirais. O uso destas técnicas possibilita ao praticante, concomitante com alavancas e chaves articulares, usar o ataque do oponente para controlá-lo e manter a integridade física de ambos. Por isso tudo, o Aikido é conhecido também como a arte da paz. 

As aulas são divididas em aquecimento (trabalho de condicionamento físico do aluno), técnicas propriamente ditas e, na parte final, treino livre (no qual se pode trabalhar a adaptabilidade física, técnica e emocional do praticante).

Aqui abaixo temos o link de um vídeo feito no final de 2017 durante uma apresentação de Aikido no ginásio poliesportivo de SBC pelo grupo que oriento no Centro Esportivo Baetinha (SBC)

https://www.youtube.com/watch?v=6pG6rb9Nxgg&t=5s