"A atividade vence o frio; a inatividade vence o calor; assim, com a sua calma, vai o sábio corrigindo tudo no mundo." Texto Taoísta

Tai Chi

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial de origem chinesa pertencente à escola interna, cujo foco é o confronto interno, ou seja, o enfrentamento dos medos, anseios e verdades a que o praticante deve dominar. Contudo, toda a movimentação e técnicas do Tai Chi também possuem aplicação na defesa pessoal, como é possível ver na prática do Tui Shou ou Push-Hands. 

As aulas são constituídas por movimentos estáticos e dinâmicos, executados com ênfase no trabalho respiratório e na percepção do corpo. Uma característica notória da prática do Tai Chi é a velocidade dos movimentos, que são geralmente praticados de forma lenta e tranquila, fator que colabora para o desenvolvimento de coordenação motora e equilíbrio, além da força muscular. Uma hora de prática de Tai Chi corresponde ao mesmo tempo de caminhada acelerada ou corrida leve, com a diferença da ausência de impacto articular.